Histórico
O Icipe – Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, foi criado em 22/05/2009 pela ABRACE – Associação Brasileira de Assistência ás Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, com o objetivo de promover assistência à saúde, mediante a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, com ênfase também, no desenvolvimento de ensino e pesquisa em saúde.
A Abrace, em abril de 2003, representada por sua presidente Ilda Peliz, em conjunto com o Secretário de Saúde Arnaldo Bernardino e o Governador Joaquim Roriz assinaram o protocolo de intenções de criação do HCB e de cessão do terreno onde seriam erguidas as instalações do hospital e do Icipe. Na ocasião também, foi acordado entre as partes, que o hospital depois de pronto, seria incorporado ao patrimônio do GDF e a prestação de serviços aos pacientes do SUS. A solenidade de assinatura do termo de cessão da área para a Abrace, somente aconteceu em 23.09.2003. A partir daí a Abrace buscou junto a sociedade, pessoas jurídicas e físicas, no Brasil e exterior, a doação de verbas e bens para a construção das edificações.
A obra do Hospital teve inicio em 2005 e foi concluída em 2009. No período de 2009 a 2010, ações importantes foram implementadas, como a criação do Icipe e o seu registro no CRM. No dia 23 de novembro de 2011, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, o HCB foi inaugurado na presença das autoridades da esfera Federal e Distrital e membros da Abrace.
.
O Icipe possui em sua estrutura organizacional: conselhos, comitês e gestores compostos por pessoas com notória capacidade nas áreas que atuam, e que exercem voluntariamente as atividades de gestão e acompanhamento das atividades administrativas e financeiras. Eles são escolhidos dentre os integrantes e contribuintes da Abrace.
Hoje, a maioria dos funcionários atuantes no hospital são contratados pelo Icipe, que busca sempre a excelência e a especialização nas diversas áreas da saúde. O nível de satisfação de seus pacientes atingiu o percentual de 90%, na última pesquisa realizada.
Saiba mais